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Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

23.11.21

Inscrições do LouzanTrail 2022 abrem a 1 de dezembro com novidades sustentáveis

José Guimarães
Foto: Paulo Nunes As inscrições para uma das provas mais aguardadas do calendário nacional e internacional de trail – o Louzantrail, que se realiza nos dias 5 e 6 de março de 2022 – abrem a 1 de dezembro. Este ano com a inclusão do o Trilho dos Moleiros– ideal para quem quer desfrutar da Serra da Lousã, mas ainda não está preparado para longas distâncias –, a juntar-se aos incontornáveis Ultra Louzantrail (43 km com 3000 metros de desnível positivo), Louzantrail (29 (...)
16.11.21

Meia Maratona de Cascais: o calçado, a glucose e os treinos

José Guimarães
A Montepio Meia Maratona de Cascais do passado dia 7 de novembro não foi uma meia maratona fácil. Tinha treino nas pernas? Sim, tinha. Tinha umas boas sapatilhas nos pés? Também. Até tinha um aparelho para medir a glucose no sangue (já explico o que é isto). Então o que faltou? Quanto digo que não foi uma meia maratona fácil, talvez o facto de ter terminado a prova - como nunca antes havia feito - (...)
16.11.21

Endorphin Pro 2, Endorphin Speed ou Endorphin Shift. Três modelos. Uma sensação: velocidade!

José Guimarães
Imagem: Saucony A coleção Endorphin vai ajudá-lo a atingir as suas metas de quilometragem ou velocidade em corridas e treinos. Esta coleção oferece aos corredores a sensação de uma corrida com menos esforço, mais segura e eficiente em estrada. As Endorphin Pro 2 são as mais poderosas da gama. São umas sapatilhas projetadas para ajudar a acelerar o ritmo de corrida nas competições mais exigentes, como maratonas e meias-maratonas. Com placa de fibra de carbono S-curve (exclusiva (...)
04.10.21

Isto não é beeeem uma review às Saucony Triumph 19

José Guimarães
No final do mês passado comecei a correr com umas sapatihas Saucony Triumph 19. Mas se calhar devia estar a dizer antes que no final do mês passado comecei a treinar para o meu próximo objetivo de corrida: a Maratona de Sevilha, que vai acontecer no dia 20 de fevereiro 2022. Porquê esta prova? Porque nunca fiz (sim, nunca fiz esta maratona, gozem!!!) e porque há 2 anos quando fui acompanhar o meu aluno Zé Rolão da ACNPN nos últimos 20 kms, fiquei com um gostinho na boca pelo (...)
22.09.21

Correr nas nuvens com as novas Triumph 19 da Saucony

José Guimarães
Com o PWRRUN +,  a última tecnologia em amortecimento, as Triumph 19 vão motivar os corredores a reiniciarem, atualizarem e reconstruírem a sua temporada de corridas de outono.  Imagem: Saucony A Saucony, marca especialista e líder em material de corrida, aumentou o amortecimento na premiada gama Triumph com o super reativo e macio PWRRUN +, que faz com que as corridas mais longas pareçam melhores. Um grama mais leve do que a versão anterior, as Triumph 19 sinalizam o compromisso (...)
06.09.21

Dicas para quando custa regressar aos treinos

José Guimarães
Eu sei que custa. Custa e não é pouco! Estou a falar do regresso aos treinos, depois da temporada de férias que, para muitos, foi uma temporada atípica por causa da pandemia da Covid-19 e das mudanças de rotinas a que tudo isto obrigou. Agora, com o retomar da rotina de trabalho e o início das aulas dos filhos, sei que muitos de vocês passam por algumas dificuldades para reagendar o calendário e voltar a encaixar as velhas rotinas de treino. E além disto, o resultado do tempo (...)
02.07.21

Ciclovias na cidade... bom ou mau?

José Guimarães
Hoje, como em tantos outros dias, saí de manhã para correr. Optei, como em tantas outras vezes, por descobrir algumas ruas ainda desconhecidas, fazendo já no regresso a casa alguns dos trajetos habituais quando corro. Parte destes meus trajetos habituas têm ciclovias. Muitas e bem mais do que aquelas que existiam há cerca de 1 ano, quando vim morar para uma zona mais central de Lisboa. No meu entender, muitas ciclovias é bom, mas também pode causar algumas situações complicadas, (...)
23.06.21

Quando é que recuperar se torna mais importante do que treinar?

José Guimarães
A determinada altura, pode ser difícil distinguir se estamos simplesmente cansados dos treinos mais exigentes (o que é perfeitamente normal), ou se nos estamos a aproximar de um estado crónico de exaustão. Quando um treinador prescreve um plano treino para um atleta, existem muitos fatores que têm que se ter em conta, além das óbvias respostas físicas e fisiológicas ao treino. Por isso, o papel principal de um treinador também é, muitas vezes, o de conselheiro, protetor e (...)
18.06.21

O segredo que todos os atletas deviam saber

José Guimarães
No que diz respeito a treinar, tudo é uma questão de equilíbrio. Para sermos bem sucedidos no desporto que praticamos, temos que saber quando praticar e quando fazer um intervalo. Para nos tornarmos mais fortes, precisamos de treino e de recuperação em doses adequadas. Para estarmos capazes durante o dia, precisamos de uma boa noite de sono. A recuperação depois do treino é tão importante como o treino em si mesmo. Um rolo de espuma ou uma bola de ténis são uns excelentes (...)