21.06.20
12 horas pelos doentes oncológicos
José Guimarães
O meu amigo Paulo foi "apanhado" há cerca de 1 ano e meio nas malhas do cancro. Felizmente não foi diretamente. Infelizmente porque é o pai que sofre com o raio da doença. Mas na verdade é toda a família que sofre com as dificuldades de sempre de quem acompanha um doente oncológico, agravadas ainda mais agora em tempos de pandemia, em que parece que não há outras doenças a não ser a Covid-19.
Atenção, não quero dizer com isto que não seja importante prevenir e ter cuidado (quantas vezes ao longo dos anos se "esqueceram" de lavar as mãos, ou de espirrar/tossir para o braço? coisas simples...). Só que é igualmente importante relembrar que há doenças bem mais graves e que, tal como o cancro, estão a ser relegadas para segundo - e terceiro - plano, como se a pandemia fosse a única causa de dor e sofrimento na saúde. Longe disso, muito longe disso.
E é isso mesmo que o Paulo quer. Quer que ao longo desta semana e principalmente no dia 28 (véspera de aniversário do seu pai) todos se lembrem daqueles que têm cancro, mas também nos seus familiares e cuidadores.
Para isso o Paulo vai pedalar 12 horas no dia 28 de junho. Eu vou dedicar as minhas horas de treino ao longo da semana a relembrar a sua causa.
E vocês, como podem ajudar? Qual é o donativo que podem dar? Tão simples como partilhar a mensagem, ir doar sangue ao IPO, ou tão simplesmente lembrarem-se de quem possa estar nesta situação e dar-lhes uma palavra amiga, um mimo.
O importante é mostrar o problema, relembrando esta causa que é de todos nós.