Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Qui | 28.09.17

3 dicas para nunca deixarem de treinar

José Guimarães
O motivo mais frequente para as pessoas não praticarem algum tipo de atividade física é a falta de tempo. Na verdade, acredito que à falta de tempo, se some a falta de paciência para, depois de um dia de trabalho, ainda ter que ir transpirar, enquanto se stressa com as coisas que ainda se tem que fazer em casa, como o jantar para os filhos, arrumar as coisas que ficaram dessarrumadas de manhã, etc... Ou então, torna-se difícil sair de casa mais cedo para treinar, antes de ir trabalhar, quando os conselhos dizem que devemos dormir bem e, pelo menos, 8 horas por dia, mas ontem deitámo-nos tão tarde!!! Então o que fazemos? O princípio que tento sempre seguir é que praticar exercício físico deve ser um momento de prazer e não de stress. Assim, o melhor a fazer é organizar bem a agenda, para se conseguir encaixar tudo da melhor forma e não andar a correr de um lado para o outro, só porque sim. Aqui ficam 3 dicas importantes para organizarem os vossos treinos da melhor forma, nunca deixarem de praticar exercício físico e fazer com que este seja parte natural do vosso dia a dia:

Frequência e duração dos treinos

A falta de tempo é, para mim, uma desculpa falsa. Normalmente esconde a falta de paciência. Eu sei! Eu também passo por isso... Qualquer um de nós pode perfeitamente despender de apenas 30 minutos por dia, 2 ou 3 dias por semana, para treinar. Isto é o mínimo exigido para garantir algum nível de atividade física e se manterem acima do que as "guidelines" consideram para o sedentarismo. Muitos estudos consideram até que treinos curtos e intensos são mais eficazes do que treinos muito longos e de baixa intensidade, principalmente no que diz respeito a programas para perder peso. Assim, se são daqueles que dizem que não têm tempo para treinar, comecem com treinos de apenas 30 minutos, 2 ou 3 vezes por semana (tentem as 3 vezes). Combinem um treino de força, com treino cardiovascular, ou experimentem o HIIT (High Intensity Interval Training) que, pelas adaptações metabólicas que provoca no nosso corpo, é o mais eficaz para perder gordura corporal, tonificar e até aliviar o stress, depois de um dia de trabalho. Treinar de manhã, à hora do almoço ou ao final do dia? A minha sugestão é que, se não têm esta experiência, tentem treinar logo de manhã cedo, antes de irem trabalhar. Vão notar que, pelo facto de terem começado o dia com exercício físico, o dia de trabalho começa a fluir com muito mais naturalidade e espontaneidade, dispensando mesmo aquele café matinal para "abrir a pestana". Com o tempo, podem reajustar o horário dos treinos, tendo em conta a vossa disponibilidade física (e mental) para tal.

Tipo de treino

Como os treinos curtos e intensos têm que ser bem elaborados, confiem este trabalho a um profissional. O objetivo deste tipo de treinos é ir ao encontro da lógica de trabalho, tendo em conta os grupos musculares envolvidos, o volume, a intensidade, bem como o número de séries e repetições a fazer, tudo para ir ao encontro dos objetivos pretendidos. Só um personal trainer conseguirá não só prescrever adequadamente o treino, tendo em conta os seus objetivos, como acompanhar a sua evolução e fazer as adaptações necessárias ao longo do tempo. Se não podem frequentar um ginásio, optem por praticar exercício ao ar livre, começando assim que saem para a rua. Além da corrida ou caminhada, tentem fazer exercícios com o peso do corpo, como agachamentos, subir e descer um banco ou umas escadas, flexões, pranchas, abdominais, etc. Mais uma vez, se não sabem o que fazer, procurem ajuda de um personal trainer, já que, além de trabalharem mais facilmente rumo aos vossos objetivos, também permitirá evitar lesões e garantir a vossa segurança.

Comecem logo à 2ª feira

Se procurarem começar a semana a treinar, vão começar também a definir um padrão e uma estrutura de atividade física positiva. O vosso corpo e mente vão começar a habituar-se a este tipo de consistência, provocando adaptações com resultados cada vez mais visíveis. Manter esse padrão vai fazer com que mantenham um determinado nível de consistência na prática de exercício físico e este é um dos principais segredos para a obtenção de resultados. Começar a semana a treinar vai permitir também que mantenham o nível baixo de stress do fim de semana, fazendo com que os níveis de energia aumentem e a predisposição para enfrentar o dia a dia dispare. Mantenham um nível elevado de concentração durante o treino, sentindo e visualizando cada movimento e aperfeiçoando cada vez mais a técnica de execução dos exercícios. Numa atualidade em que a obesidade é considerada um flagelo mundial, praticar exercício físico regularmente (idealmente 30 minutos, 3 vezes por semana) é um fator determinante para termos um estilo de vida saudável. Não arranjem desculpas e comecem a trabalhar para ter qualidade de vida! A mudança começa dentro de nós.