01.05.16
5 dicas infalíveis para cuidar dos pés
José Guimarães
Os meus pés
Antes de mais permitam-me levar a coisa para o campo pessoal. Nunca tive grandes problemas com os meus pés. Quando era miúdo sofri com o pé de atleta, por causa das piscinas, mas isso nunca me afetou nas corridas. Em 5 anos de corridas, fiquei duas vezes com uma unha negra (sempre a mesma!) e, numa dessas vezes, a maldita chegou mesmo a cair. Nada mais. O segredo? Não é segredo nenhum. Tudo começa com prestar atenção aos pés. E isso começa antes mesmo de calçarmos as meias:1. Lubrificante
Quanto mais quilómetros correm, mais os corredores gostam de lubrificante. O lubrificante serve para os mamilos, para as virilhas e para as axilas. Mas, regra geral, esquecemo-nos de lubrificar os pés. Lubrificar os pés reduz o risco de fricção e, assim, o risco de aparecerem bolhas. Não o façam só no dia da prova. Lubrifiquem os pés sempre! Escolham um bom creme para os pés (se tiverem calos e/ou gretas escolham um creme reparador) e espalhem bem nos dedos, entre os dedos, na planta do pé e nos calcanhares. Se tiverem um ponto especialmente sensível, prestem-lhe também especial atenção.2. Meias
Acho que já ninguém usa meias de algodão mas, em todo o caso, aqui fica o aviso: nunca corram com meias de algodão! Há meias próprias para correr e, quanto mais se sai da estrada para os trilhos, com terra e muitas vezes com lama, água e pedras, a escolha de umas boas meias torna-se ainda mais importante. Aqui fica o que devem procurar:- Meias de fibra que drenem bem a humidade e deixem os pés secos e frescos, normalmente de fibras sintéticas ou naturais.
- Tecidos com malha e costuras grossas causam irritação. As boas meias de corrida já se fazem sem costuras, principalmente na zona dos dedos.
- O tamanho importa! Uma meia muito grande vai andar a "bailar" dentro do sapato e causar fricção no pé.
- A espessura da meia deverá ser diferente, consoante as condições da corrida.
- Uma meia com alguma compressão na arcada plantar pode ser mais confortável, principalmente se tiverem problemas de circulação ou pés inchados.
3. Sapatos
Os sapatos são também uma das coisas mais importantes no que diz respeito ao cuidado com os pés. O tipo de sapato que usam pode mudar drasticamente a forma como os vossos pés se sentem numa ou noutra corrida. Aqui estão 5 regras de ouro quando quiserem escolher um sapato de corrida adequado:- Tamanho: principalmente para as distâncias maiores, vocês vão querer ter um sapato pelo menos 1 número acima do vosso calçado normal.
- Espaço para os dedos: sapatos com mais espaço para os dedos estarem à vontade vão minimizar não só o aparecimento de bolhas, como de unhas negras.
- Cobertura: dependendo do tipo de corrida (estrada ou trail running), vão ter que escolher entre sapatos com um "upper" mais leve e respirável, ou mais resistente e até à prova de água.
- Conforto: quanto mais confortável o sapato for nos vossos pés, menos estes vão sofrer durante uma corrida.
- Encaixe geral: se ter espaço para os dedos é importante, também é importante que o pé fique bem encaixado dentro do resto do sapato, sem espaço para deslizar para os lados, nem para a frente e para trás.