Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

08.11.23

7 dicas para correr na rua sem ficar doente


José Guimarães

pexels-burst-373984.jpg

Photo by Burst: https://www.pexels.com/photo/city-exercise-fun-girl-373984/

Já começaram a chegar aqueles dias frios em que não apetece nada ir treinar e preferimos ficar no quentinho da cama. Mas os treinos são para cumprir e o mais importante é mesmo não ficarmos doentes, pondo em causa todo o trabalho desenvolvido até então.
 
Para que possa treinar de forma confortável, com segurança e com mais energia, aqui ficam 7 dicas a seguir:
 
  1. Escolha a hora do dia em que esteja menos frio e com menos vento e chuva.

  2. Aqueça sempre antes de sair para a rua e inicie o seu treino em ritmo lento.

  3. O frio obriga à escolha correcta de equipamento e acessórios para se proteger e aquecer, nomeadamente onde mais sofre, as suas extremidades, como lábios (baton de cieiro), mãos (luvas), braços (manguitos), pés (meias e sapatilhas), cabeça e pescoço (gorro, boné e gola). Mas teste sempre e treine com esse equipamento para no dia da Corrida não ter surpresas indesejáveis.

  4. A parte superior do nosso corpo é mais difícil de acertar com a temperatura corporal, até porque começa a entrar outra variável que é a transpiração. Quando a temperatura é gélida, entra a técnica das camadas da cebola, ou seja, escolha roupa transpirável, vista uma primeira camada mais leve e depois outra que seja mais quente, mas fina e, um corta vento. À medida que vai correndo, vá-se despindo, se o corta-vento for daqueles que enrola e fica numa luva, perfeito, de seguida dispa a segunda camada e enrole à cintura. Nunca espere para ficar todo transpirado para se começar a despir.

  5. Com o frio previlegie os treinos longos de resistência em detrimento dos curtos, intensos e rápidos. Vai ver que terá menos lesões e o corpo agradece. Tem tempo para os treinos de séries quando as temperaturas subirem.

  6. Com mais frio vai consumir mais energia, por isso reforce a sua alimentação, antes e durante, principalmente em treinos longos. Leve consigo frutos secos, cubos de marmelada ou gel/barras energéticas. A hidratação continua a ser fundamental, por isso não a descure.

  7. Após o treino, alongue de imediato se estiver resguardado do frio, senão faça-o mais tarde. Dispa a roupa molhada e agasalhe-se, tome quanto antes o seu banho quente. Alimente-se até 20 minutos após a atividade física, para iniciar de imediato a recuperação para o próximo treino.

Fonte: Pro Runners | Autoria: João Viegas