Ela desafiou as normas estabelecidas quando, em 1967, se tornou na primeira mulher a correr uma maratona, uma prova que até esse momento era exclusiva para homens. Inscreveu-se com as suas iniciais KV Switzer e passou a linha de partida com o dorsal 261 no meio de um grupo de amigos, como se fosse simplesmente mais um corredor. Mas Kathrine passou à história quando um dos juízes, a meio da prova, se deu conta do que estava a acontecer e correu atrás dela para a deter, mas o resto dos corredores impediram-no e escoltaram Kathrine para que ela pudesse terminar a corrida... o que conseguiu, com o tempo de 4 horas e 20 minutos. Este é um dos momentos inesquecíveis da história das maratonas que ficou para recordar na célebre foto. Vejam também o vídeo com o comentário da própria:
Absolutamente maravilhado com esta história. A Imprensa só a querer saber se havia alu um lado sensacionalista: "O que você quer provar?"; "O que a faz estar aqui?", e ela "What!? I just want to run. So simple as this". Depois, o peso da responsabilidade que ela carregava: se não terminasse a prova, isso seria a justificação que as maratonas não eram provas para a 'resistência' das mulheres. Bravo KATHRINE SWITZER!
[...] blog http://www.desedentarioamaratonista.com/a-primeira-mulher-a-correr-uma-maratona/ vocês podem ver o videozinho da própria Katherine contando a sua história. O vídeo é em [...]