Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Qui | 29.04.21

Armando Teixeira vai correr pela preservação da Serra da Estrela

José Guimarães

armandoteixeira_serradaestrela.jpg

De 1 a 2 de maio, cada Km vale uma árvore
Foto: Paulo Nunes

O desafio

Do Alvoco da Serra à Torre, na Serra da Estrela há um trilho mítico que em 3.700 metros sobe 1 km vertical. O Armando estará 24 horas a subir e descer este km vertical para estabelecer a distância mais rápida conhecida do percurso, em 24 horas. Tal desafio serve para chamar à atenção do perigo que este ecossistema corre e da sua desertificação.

Sustentabilidade

Os incêndios na Serra da Estrela agravaram a erosão, a redução da fertilidade e a capacidade de retenção da água da chuva — o que afeta a quantidade e qualidade dos recursos hídricos com enorme impacto no ecossistema. Vamos contribuir para a reflorestação, apelando à compra de árvores que serão plantadas pelo Movimento Estrela Viva, um movimento de cidadãos locais. Plantarão espécies autóctones — carvalhos, castanheiros e medronheiros em outubro — época de plantação.

Cada Km vale uma árvore

Todos podem contribuir. Ao comprar um km para o Armando percorrer no site oficial WWW.KMVERTICAL.PT estão a comprar uma árvore a partir de apenas dois euros.

Vamos contribuir para a preservação da da Serra da Estrela e retribuir o que esta tanto nos deu: um parque de diversões natural, feito de árvores, tradições e de uma população única.

O projeto

Uma co-produção da Junta de Freguesia do Alvoco da Serra com a Salomon. Apoiado por entidades oficiais e locais do Parque Natural da Serra da Estrela. Autorizado pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza. Com a participação da Guarda Nacional Republicana de Montanha. E com apoio logístico, segurança médica e de montanha; e acompanhamento do desafio no site oficial.

O protagonista

ARMANDO TEIXEIRA

Um dos mais destacados atletas de trail nacionais de sempre. Internacional nas grandes competições desportivas da modalidade onde se osicionou no TOP20 mundial.

Aos 40 anos formou-se em Ciências do Desporto e hoje dedica-se também à investigação e ao treino de atletas
de trail.

Criador do Estrela Grande Trail, prova do circuito nacional que percorre o grande maciço da Serra da Estrela desde 2015, tem promovido a prática deste desporto na Serra da Estrela desde há mais de 15 anos. Dinamizou, criou e promoveu eventos que atraíram milhares de pessoas à Serra da Estrela, contribuindo para criar valor e uma perceção para este Parque Natural enquanto destino de excelência do desporto em natureza — ao longo de todo o ano.

Salomon

A Salomon nasceu em 1947 no coração dos Alpes franceses e berço do alpinismo moderno. Impulsionado pela paixão pelo ski e pela inovação do design, François Salomon e seu filho George, projetaram e aperfeiçoaram muitas das primeiras fixações de ski modernas. Fiel à sua herança, a Salomon desenvolveu e implementou uma consciência #PlayMinded, alinhada com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

O desafio

Será realizado entre as 16:00 de 1 de maio, sábado, e as 16:00 de 2 de maio, domingo.

Vamos fazer do KM Vertical um destino nacional