As minhas novas experiências com massas
Não é a primeira vez que escrevo aqui no blog sobre carbohidratos (hidratos de carbono). Já fiz posts sobre a importância dos carbohidratos corretos na rotina de um atleta (e não só), já partilhei curiosidades interessantes sobre os carbohidratos que toda a gente devia saber (a minha tentativa de fugir às modas e pensar da maneira mais correta) e também já partilhei convosco algumas estratégias de nutrição para o dia das provas, nas quais obviamente incluí o tema dos carbohidratos.
Agora venho tocar novamente neste tema, pois encontrei uma novidade interessante da conhecida marca portuguesa Milaneza (quem não comeu já umas massinhas Milaneza, hein?), que são massas integrais (até aqui nada de novo), mas com fibra de aveia.
E se escrevo sobre massas, volto claramente ao tema dos carbohidratos. Só que desta vez isto traz-me a um outro tema que também já aqui abordei, que é o da aveia e a sua influência na vida de um atleta... ou, no meu caso mais direto, de um corredor. Já vão perceber a ligação.
A utilização das massas como fonte de carbohidratos deve ser das coisas mais comuns de se ver na mesa de um atleta. Normalmente é um prato barato, fácil de confecionar (seja por alguém experiente na cozinha, ou até mesmo por quem não percebe nada do tema) e, além do mais, serve como fonte fácil de carbohidratos, sendo por isso o prato de seleção no dia anterior a uma prova.
Nesta novidade da Milaneza que aqui vos trago (e apesar da massa integral não ser propriamente uma novidade), achei particularmente interessante a adição da fibra de aveia, já que esta é potencialmente capaz de algumas funções muito úteis no que toca a uma utilização mais "sensata" e moderada dos pratos de massa.
Principalmente para quem quer controlar o seu peso (e consequentemente o apetite) e pratica exercício físico regularmente (e que por isso tem mesmo que ingerir carbohidratos), a fibra de aveia torna-se útil, pois é capaz de promover a sensação de saciedade, reduzindo assim o apetite, além de ajudar na regulação do trânsito intestinal. Ao contrário de uma massa normal e praticamente sem fibra, esta massa, além de ser integral, contém a fibra de aveia, fornecendo assim os carbohidratos da forma mais correta, e minimizando ainda os picos de glicémia (tanto para cima, como depois para baixo), os quais poderiam até estimular a fome.
E sim, já experimentei! E até mesmo com a receita mais simples (a minha escolha foi fazer um belo do molho de tomate all'arrabiata) o sabor surpreendeu pela positiva. Infelizmente não o posso partilhar, mas fica o meu testemunho e a fotografia no destaque deste artigo.
Bom apetite... e boas corridas!