Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Seg | 10.10.16

Correr!

José Guimarães
Correr! "Deslocar-se rapidamente, a uma velocidade superior à da marcha" (Infopedia, Dicionário da Língua Portuguesa). Esta é provavelmente a forma de atividade física mais ancestral do Ser Humano. Muito provavelmente era aquilo que separava os nossos antepassados longínquos da opção vida ou morte: correr para fugir de algum animal selvagem, ou correr para conseguir caçar a sua presa e alimentar-se, garantindo a sua subsistência. Correr era assim, há centenas de milhares de anos, algo imprescindível para permitir a evolução da espécie.

Hoje em dia, correr está na moda. E ainda bem. Numa atualidade em que a obesidade é uma das maiores epidemias mundiais, com 38% dos adultos em todo o mundo considerados obesos e onde mais de 80% dos adolescentes não cumprem a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de praticar 60 minutos de atividade física diária, não só é bom que se corra, como é pena não se correr ainda mais. Mais e melhor.

Mas todos sabemos que correr implica mais do que deslocarmo-nos para a frente rapidamente. No dia a dia de cada um de nós, rapidamente é palavra de ordem para quase tudo o que fazemos. Tudo passa num abrir e fechar de olhos e sentimo-nos como se não tivessemos tempo para nada. E, como se não bastasse, somos constantemente "bombardeados" com promessas de saúde num frasco de comprimidos e um corpo instantaneamente bonito e esbelto num abrir e fechar de olhos. E quando não resulta, a culpa é sempre das calorias a mais.

Faltará parar um momento e pensar por nós próprios no que, de facto, teremos não a mais, mas demais, ou aquilo que nos faz falta. Ao que, a resposta só pode ser muito simples. O que nos faz falta é abrandar um pouco e encontrar espaço na agenda, não para ver aquela série nova, ou ver o que as nossas ligações (ligações é diferente de amigos) andaram a publicar nas redes sociais, mas para nós próprios. E para quem nos rodeia. Faz falta respirar enquanto nos mexemos. Respirar e, porque não, transpirar? Faz parte da condição de se Ser humano. E, por um lado, sentir os benefícios em nós próprios, bem como, por outro, mostrar aos nossos descendentes que, em primeira instância, só dependemos de nós para sermos mais saudáveis, mais capazes, mais felizes.

Felizmente muitos de nós vivemos em sítios em que a prática de exercício físico é facilitada, quer pela localização privilegiada, quer pelas infraestruturas existentes. E felizmente muitos de nós têm amigos que já se reúnem naquele horário especial, para um momento de confraternização, durante um passeio... ou uma corrida.

Na 4RUN queremos ser um ponto de partida para ajudar cada um a encontrar o seu propósito com esta atividade que cada vez tem mais adeptos, que cada vez faz mais pessoas saudáveis e felizes. Na 4RUN queremos ajudar-vos a começar a correr ou, se já correm, ajudar a que corram melhor. Estamos cá para vos ajudar no que for preciso. A porta está aberta. Tanto para dentro, como depois - assim esperamos - para fora!