Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Seg | 06.09.21

Dicas para quando custa regressar aos treinos

José Guimarães

regressaraostreinosdepoisdasferias_desedentarioama

Eu sei que custa. Custa e não é pouco! Estou a falar do regresso aos treinos, depois da temporada de férias que, para muitos, foi uma temporada atípica por causa da pandemia da Covid-19 e das mudanças de rotinas a que tudo isto obrigou. Agora, com o retomar da rotina de trabalho e o início das aulas dos filhos, sei que muitos de vocês passam por algumas dificuldades para reagendar o calendário e voltar a encaixar as velhas rotinas de treino. E além disto, o resultado do tempo passado em repouso é que, muito provavelmente, de cada vez que vão correr, parece que têm mais 10 kg de peso!!! E isto é, sem dúvida, muito desgastante.

Já aqui escrevi várias vezes sobre formas de aumentar a motivação para regressar aos treinos depois de uma temporada sem treinar e esta é uma altura excelente para recuperar algumas dessas ideias, principalmente porque há certamente objetivos a cumprir, sejam eles começar a correr, cumprir os primeiros 10 km ou melhorar o tempo de corrida. O meu objetivo? Uma maratona daqui a uns meses... ;)

 

Táticas psicológicas para voltar aos treinos

Antes de mais, sugiro que eliminem qualquer tipo de sentimento de culpa que possam ter, seja por não terem cumprido a rotina de treinos estipulada, ou até mesmo sobre alguns dos excessos alimentares típicos do verão (ai as bolas de Berlim!!!). Culpa ou auto-punição só funcionam se vos levarem a tomar alguma ação concreta e produtiva. O que vos pode ajudar é pensar num plano concreto para retomar os treinos, nem que seja aquela rotina habitual de sair de casa para ir correr um pouco calmamente todos os dias. Isto tanto pode significar que está na hora de procurar um parceiro de corridas, como um treinador especializado que vos ajude a fazer o melhor planeamento possível. Fazer planos concretos em torno de objetivos concretos torna a corrida mais eficiente, mais fácil e também mais realista.

Outro fator a ter em consideração é que os dias começam agora a ser mais curtos e por isso ajuda se treinarmos num ginásio que tenha passadeiras, elípticas ou outro tipo de equipamentos acessórios à corrida. Treinar num ginásio traz algumas vantagens, como por exemplo o acesso a treinadores especializados, ou até o contacto com pessoas de gostos semelhantes aos nossos (e porque não encontrarem assim o vosso novo parceiro de corrida?).

Outra coisa a ter em consideração é fixar objetivos concretos e realistas. Se se deixaram levar um pouco pelo "desleixo" das férias, não será claramente possível retomar os treinos no ponto onde os interromperam. Voltem à rotina devagar e com calma, mesmo que durante a corrida se sintam tentados a experimentar os limites. Por exemplo, se normalmente correm 60 minutos seguidos, 5 vezes por semana, talvez seja melhor recomeçarem com 30 minutos de corrida, 4 vezes por semana, na primeira semana. Há que saber ouvir o nosso corpo e confiar no que ele "diz". E se se sentirem cansados, descansem. É simples!

Corro um certo risco de me tornar chato e repetitivo por estar sempre a falar de objetivos, mas para mim estes são de facto os grandes motivadores. Por exemplo, com tantas corridas novamente a acontecer um pouco por toda a parte, porque não pegam num grupo de amigos e se desafiam para fazer uma prova? Ter um objetivo como participar numa corrida pode dar aquilo que falta para terem mesmo que treinar e superar as dificuldades que surgem no caminho. E os objetivos funcionam bem quando são separados em objetivos de longo prazo, com metas de curto prazo. As metas de curto prazo devem ser facilmente atingíveis e devem ser as que vos permitem chegar ao grande objetivo final. Por exemplo, se já correm 5 km por dia e querem chegar aos 10 km, têm de ir aumentando a distância inicial gradualmente, digamos cerca de 10% por semana, ao longo de algumas semanas. Não esperem que a longo prazo tudo corra bem se começarem logo a correr 10 km de seguida. Sigam pacientemente um plano de treinos adequado e vão ver que os resultados aparecem (e as lesões não).

Uma componente importante para atingir objetivos é algo a que frequentemente chamo de força de vontade. No entanto, a força de vontade também se consegue através de um bom planeamento. Uma parte importante desta força de vontade vem das recompensas que podem dar a vós próprios pelos vossos esforços! Isto porque está mais do que provado que as pessoas mantêm um comportamento, tanto mais se este for de alguma forma recompensado. As recompensas podem ser tanto internas como externas. As primeiras são para mim as melhores e envolvem coisas como palavras de apreciação, agradecimentos, etc. É a chamada "auto-palmadinha nas costas". Normalmente temos uma tendência para sermos duros com nós próprios e negarmo-nos a algumas coisas que de facto gostaríamos. Quanto estiverem a tentar chegar às metas ou objetivos, falem com vocês próprios da mesma forma que falariam a um amigo para o encorajar. As recompensas externas também ajudam, pois são coisas que gostaríamos de obter como forma de sermos recompensados por aquele treino mais duro no ginásio, por exemplo. Estou a falar de uma hora de sono a mais na manhã seguinte, de não lavar a loiça daquele dia, ou de comprar algum artigo especial, como aquele novo par de ténis que tanto merecemos. Claro que estes tipos de recompensas dependem muitas vezes da questão financeira, mas até aqui podemos ser criativos e não depender de dinheiro. Peçam a alguém que vos faça algo que normalmente fazem a vós próprios (uma massagem?). Não devem hesitar em envolver outras pessoas no vosso sistema de recompensas, tal como nos vossos objetivos de corrida.

 

Conclusão

Por muito que custe, esta é a melhor altura para regressar à rotina! Deixem o sentimento de culpa de parte e envolvam os amigos e a família, para que também estes sintam que têm uma parte ativa no vosso processo. Estabeleçam objetivos realistas e, acima de tudo, divirtam-se! :)

 

Fonte: Washington Running Report

1 comentário

Comentar post