É melhor correr 30 minutos todos os dias, ou 60 minutos de 2 em 2 dias?
Entre um modelo e o outro, há quem defenda que durante uma semana devemos fazer mais treinos, mas mais curtos, e há quem defenda fazer menos treinos, mas mais longos. No entanto, os estudos não definem propriamente uma fórmula ideal de treino, nem apresentam vantagens ou desvantagens em dividir as sessões maiores em vários treinos de menor duração. Os estudos também não determinam se é mais vantajoso em termos de resistência, ou mesmo para perda de peso.
Digamos que a maioria dos estudos focam-se (e bem!) nos resultados finais que se querem obter, e não no número ideal de treinos. Afinal de contas, sem objetivos concretos à partida, não é possível determinar com exatidão o que é que é melhor e para quem.
Assim sendo, antes de mais, há que começar por especificar o que se entende por "melhor". Se é emagrecer, fortalecer ou ganhar velocidade.
Se seguirem a fórmula "mais vezes, menos tempo" e optarem pelos treinos mais curtos, há pela lógica uma menor probabilidade de se lesionarem, já que expõem durante menos tempo a coluna e todo o sistema músculo-esquelético aos impactos negativos. É também assim que se produz o efeito de activação do metabolismo pós-treino. os treinos mais curtos também podem ser vantajosos, se tiverem pouco tempo diário para treinar. É isto que é o melhor para vocês?
A outra solução, de correr 60 minutos a cada 2 dias, permitirá, por exemplo, optarem pelo ginásio ou outra uma modalidade alternativa nos dias sem treino de corrida, desde que se lembrem que devem fazer no mínimo um dia de repouso. Basta a actividade normal do vosso dia-a-dia profissional. Sim, o descanso é fundamental para permitir a regeneração do organismo, face ao esforço feito nos treinos.
Então digam lá, qual é o vosso tipo de treino preferido?