Guia para comer bem no Natal e Ano Novo
Foto: Supersapiens
O Natal já passou e, à medida que nos aproximamos da passagem do ano, o "algum" descontrolo com o que se come pode provocar em algumas pessoas um sentimento de desconforto... e não é só no estômago, já que muitos poderão sentir que estão a falhar com aquele regime de nutrição certinho que têm estado a seguir.
Aqui ficam algumas dicas rápidas para vos ajudar a usufruir ao máximo das filhós, rabanadas e bolo rei, típicos deste período de festas... e até a aproveitar os carbohidratos adicionais! Lembrem-se que comida é combustível e o "timing" é a chave.
Aproveitar e desfrutar
Antes de mais, para a maior parte de nós, a comida é uma parte indissociável desta época de festas. Cada um de nós é único, mas regra geral não sintam medo de aproveitar e de saciar esses apetites. O segredo está em equilibrar aquilo que se come com o exercício que se faz, utilizando os momentos certos para cada coisa. Passeios descontraídos, corridas leves ou caminhadas podem ajudar a equilibrar um nível de exposição mais alto à glucose, resultante da comida.
O "timing" é a chave
O exercício ajuda a gerir os níveis de glucose da melhor forma. Gerir os momentos certos para a ingestão de alimentos mais açucarados, seja antes ou depois do exercício, será o ideal. Por isso é que aquela caminhada depois do almoço de Natal é tão importante: porque ajuda a mitigar os potenciais picos de glucose.
Os efeitos do exercício na glucose podem durar até 48 horas, poratnto apostem forte no treino no dia antes do abuso e estarão prontos para o dia seguinte.
Apostar no sono
Apesar de ser altura de nos divertirmos e aproveitar a companhia dos familiares e amigos, certifiquem-se que não ficam a dever horas à cama. Durmam bem! Todos trabalhamos e treinamos ao longo do ano. Priorizar o sono e recarregar as baterias antes de começar o novo ano vai ajudar a recomeçar com o depósito cheio"
Fonte: Supersapiens