Se estes ténis são mágicos? Sinceramente... não sei. Mas sei que vivi novamente aquela mesma sensação, quando aqui há uns anos experimentei pela primeira vez a minha antiga Honda CBR 1100XX no Autódromo do Estoril e percebi que não era eu que testava a máquina, mas era a máquina que me testava e aos meus limites físicos! Hoje com os La Sportiva Raptor senti-me com superpoderes, capaz de ignorar o terreno e somente pensar em correr... não fosse existirem limites para a força nas pernas! Dentro da caixa... Depois de um final de semana particularmente chuvoso e de sol tímido, hoje estavam reunidas as condições perfeitas para testar os Raptor no seu habitat natural: caminhos de montanha, muitas subidas e descidas em terreno bem húmido e, por vezes, escorregadio, o ambiente perfeito para trail running! E se é um daqueles corredores que gosta do aspecto estético das coisas que utiliza, de certeza que vai gostar de usar estes ténis. [caption id="attachment_1140" align="alignleft" width="150" caption="La Sportiva Raptor: protecção traseira"][/caption] Apesar de, à primeira vista, parecerem demasiado grandes e pesadões, os Raptor têm uma das linhas mais impressionantes de todos os ténis de corrida da actualidade. Utilizando de forma bem conseguida os clássicos preto e amarelo da marca La Sportiva, o detalhe que salta imediatamente à vista é a faixa amarela a todo o comprimento do sapato, em ambos os lados. Construída em material plástico, serve de protecção adicional contra o desgaste que normalmente este desporto provoca, aumentando ainda a durabilidade do conjunto. Na parte de trás, um pormenor singular é a protecção de calcanhar em plástico (com o desenho a imitar fibra de carbono), cujo objectivo é aumentar a rigidez daquela zona e proporcionar o máximo de protecção possível. Destacam-se também a dupla pala de protecção contra a entrada de pedras no interior do sapato, um bom acolchoado em volta da zona do tornozelo, bem como a biqueira reforçada, que dá ao conjunto um toque final ainda mais intimidador. [caption id="attachment_1136" align="alignright" width="150" caption="La Sportiva Raptor: protecção frontal"][/caption] De adiantar que, não sei se é do meu pé ou se o comportamento é mesmo suposto ser assim, foi frequente durante o treino encontrar a pala principal do sapato "caída" para um dos lados, em vez de se manter centrada, pormenor pouco importante, mas que para alguém "picuinhas" como eu chega a ser irritante. No interior, podemos encontrar pormenores que denotam um fabrico cuidado, como as costuras feitas de modo a não provocar atritos (e bolhas!!!) nos pés dos atletas. [caption id="attachment_1137" align="alignleft" width="150" caption="La Sportiva Raptor: costuras no interior"][/caption] ... e fora da caixa! Se antes de os experimentar pensava que não ia gostar de certos pormenores da sua construção, depois de calçados é indiscutível a noção de se estar na presença de algo diferente. Logo após os primeiros passos, os Raptor marcaram imediatamente o seu carácter pela altura ao solo, principalmente na zona do calcanhar - talvez até demasiado altos, para aqueles que preferem correr mais "rente ao chão". No entanto, para mim e para o meu tipo de corrida, isto traduz-se em maior conforto e num grande nível de amortecimento no impacto com o solo, sem deixar de se sentir onde se está a pisar. Mesmo quando o terreno se torna demasiado "desconfortável", os Raptor mantêm o seu nível de conforto, contribuindo para isso uma óptima adaptação ao peito do pé. Aqui tenho que referir uma nota menos boa para o sistema de atacadores, que podem ser óptimos para pés mais largos, mas parecem mais difíceis de apertar, quando se trata de conter pés mais compridos e estreitos. Mas se até agora encontramos atributos mais ou menos comuns a todos os tipos de ténis de corrida, é quando as condições do terreno se tornam mais adversas que conhecemos os verdadeiros atributos dos Raptor. E o seu melhor atributo está, de facto, na sola estável e super aderente! [caption id="attachment_1141" align="alignleft" width="150" caption="La Sportiva Raptor: sola"][/caption] Quando se corre em desníveis maiores, sejam subidas acentuadas ou descidas mais traiçoeiras, mesmo que enlameadas, os Raptor fazem todo o serviço que lhes é pedido. A tracção dos Raptor é mesmo das melhores que já pude experimentar em ténis de trail. Contra todas as minhas expectativas (e ainda relembrando o início das minhas experiências em terreno molhado com os Trabuco), os Raptor mostraram-se à altura do desafio, parecendo quase que "tele-guiados", ultrapassando com relativa facilidade mesmo pedras molhadas e raízes. A sola FriXion XF e o sistema Impact Brake System apresentam "garras" direccionadas, por forma a proporcionar tanto uma boa aderência nas subidas como nas descidas. [caption id="attachment_1139" align="alignright" width="150" caption="La Sportiva Raptor: Impact Brake System"][/caption] Toda a estrutura do sapato é bastante firme e estruturada, dando tanto ao pé como ao tornozelo o suporte que necessitam, mesmo quando se enfrenta terreno mais duro. A parte da frente dos Raptor contrasta em flexibilidade com a dureza quase extrema da secção traseira (há quem diga que talvez seja até dura demais, um autêntico bloco), permitindo que o corredor tanto possa controlar o que faz com o pé, como sentir-se totalmente protegido. O veredicto final Os La Sportiva Raptor são, de longe, uns dos ténis com maior potencial para o trail running, especialmente se for correr em terreno difícil, técnico e, em particular, onde a tracção seja necessária. São sem dúvida os ténis que mais protegem os pés, uns dos mais estáveis e, mesmo assim, relativamente leves. Depois do conforto dos Trabuco, ganhei agora uns novos amigos! E fico ansioso pelos testes nas próximas provas em que irei participar. Se quiserem adquiri-los, os La Sportiva Raptor estão disponíveis por €110 na loja S-Trail - Equipamento, Actividades e Aventura. Lembrem-se que ao aderirem ao cartão S-Trail, têm automaticamente 10% desconto na primeira compra! Tem alguma coisa a dizer? Se já usou uns Raptor, o que é que achou deles? Está a pensar comprar uns, mas tem dúvidas? Deixem os vossos comentários aqui no artigo ou perguntem-me directamente e farei o meu melhor para vos ajudar! E boas corridas!