Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Ter | 21.06.22

Os 10 mandamentos da corrida

José Guimarães

10mandamentosdacorrida_pexels-run-ffwpu-2526878.jp

Foto: RUN 4 FFWPU

  1. Certifica-te que estás fisicamente preparado antes de te iniciares na corrida. Uma avaliação física ou exames médicos nunca serão demais.
  2. É essencial praticares um treino adequado ao que queres fazer, que pode ser corrida de estrada, trail running, triatlo, etc. Os treinos deverão ser calmos ao início e, de preferência, orientados por alguém mais experiente.
  3. Segue uma alimentação adequada e nutritiva. Atenção aos carbohidratos, mas também às proteínas, gorduras essenciais e aos "verdes". Evita ir em modas e, se tiveres dúvidas, consulta um nutricionista, de preferência um com experiência em acompanhamento de atletas.
  4. Mantém um bom nível de hidratação, seja antes, durante e após as corridas, ou seja, sempre! Este é um segredo vital para uma boa performance física.
  5. Faz sempre um bom aquecimento antes de correr e um bom retorno à calma após uma corrida, nunca com menos de 5 a 10 minutos de duração.
  6. Utiliza sempre equipamento adequado. Nunca utilizes roupa nova ou calçado novo numa prova. Guarda as experiências para durante os treinos.
  7. De todo o equipamento que podes comprar, aposta forte no calçado. Compra uns sapatos de corrida adequados à modalidade que praticas e, se for possível, tem sempre dois pares: uns mais conservadores e duradouros para treinar, outros mais adequados para provas (para os poupar).
  8. Se queres evoluir fisicamente, aposta em treinos de reforço muscular, mas também flexibilidade e mobilidade articular, orientados para a corrida. Se não sabes bem por onde começar, procura a orientação de um personal trainer (sim, como eu).
  9. Ouve o teu corpo!!! Reduz o ritmo (ou pára), caso não te sintas bem. Uma pequena dor num músculo ou numa articulação pode ser o prenúncio para algo mais grave! Aguarda um pouco... aproveita uma pausa para te hidratares e, se tudo estiver bem, termina a corrida num sprint!!! :)
  10. Corre ao teu ritmo. Aprende desde o início a conhecer o teu ritmo e habitua-te a ele. Quem começa muito rápido, cedo chega à exaustão. Todos nós gostávamos de terminar uma prova no melhor tempo possível, mas o mais importante é mesmo conseguirmos acabá-la com saúde, para poder alinhar noutra o mais rapidamente possível. Caso ainda não tenhas, um bom relógio desportivo pode ajudar-te com estas (e outras) métricas.