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Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Sab | 10.09.11

Os 10 mandamentos da corrida

José Guimarães

  1. Certifica-te que estás fisicamente preparado antes de te iniciares na corrida. Uma avaliação física ou exames médicos nunca serão demais.

  2. É essencial praticares um treino apropriado ao que queres fazer, que pode ser corrida de estrada, trail running, triatlo, etc. Os treinos deverão ser calmos ao início e, de preferência, guiados por alguém mais experiente.

  3. Segue uma alimentação nutritiva e apropriada. Atenção aos carbohidratos, mas também às proteínas e gorduras essenciais. Evita ir em "cantigas" da moda e, se tiveres dúvidas, consulta um nutricionista com experiência em acompanhamento de atletas.

  4. Mantém uma hidratação adequada antes, durante e após as corridas. Uma boa hidratação é vital para uma boa performance física.

  5. Faz sempre um bom aquecimento antes de correr e um bom retorno à calma após uma corrida, com por exemplo entre 5 a 10 minutos de alongamentos.

  6. Utiliza um equipamento adequado e apropriado. Nunca utilizes roupa nova ou calçado novo numa prova.

  7. De todo o equipamento que podes comprar, aposta forte no calçado. Compra umas sapatilhas adequadas à modalidade que praticas e, se for possível, tem sempre dois pares: uns mais duradouros para treinar, e outros mais adequados a provas (para poupar). Lembra-te que é a única coisa que protege os teus pés do chão onde pisam.

  8. Atenta sempre às condições do piso da prova. É uma boa maneira de evitar possíveis lesões, ou acidentes maiores.

  9. Ouve o teu corpo!!! Reduz o ritmo (ou pára), caso não te sintas bem. Uma dor num músculo ou numa articulação pode ser o prenúncio de outra mais grave. Aguarda um pouco... aproveita uma pausa para te hidratares e, se tudo estiver bem, termina a corrida com um sprint final!!! :)

  10. Corre no teu próprio ritmo. Aprende desde o início a conhecer o teu ritmo e habitua-te a ele. Quem muito rápido começa, cedo chega à exaustão. Todos nós gostaríamos de terminar uma prova com o melhor tempo pessoal, mas o mais importante é mesmo conseguirmos acabá-la com saúde!!!