Sex | 16.10.15
Os 3 produtos mais inovadores da Decathlon
José Guimarães
A Decathlon é - aparentemente - uma marca que todos conhecem e sobre a qual já sabemos praticamente tudo o que há para saber. Mentira! A Decathlon é aquela grande superfície que vende tudo e mais "um par de botas" para o desporto. Mas a Decathlon também são as suas 20 "marcas paixão". E também é inovação. Fazem questão disso. Nesta semana que passou tive o prazer de conhecer um bocado dos bastidores desta empresa e perceber o que a motiva a crescer. Estive na apresentação em Portugal dos produtos vencedores dos Innovation Awards, um evento anual onde colaboradores, clientes e parceiros vêem e votam nas ideias de produtos que mais tarde vemos à venda nas lojas. Em 2015, o evento Decathlon Innovation Awards revelou algumas ideias realmente inovadoras, cada uma com o "tal" fator diferenciador que é muitas vezes aquele pormenor que em algum momento já todos sentimos a falta, mas para o qual ainda não encontrámos solução. Pois bem, alguns dos produtos que a equipa da Decathlon mostrou ao vivo têm realmente essa "tal" solução. E prometem esgotar nas suas prateleiras. Resistindo à tentação de revelar já o vencedor, começo pelo terceiro lugar, os óculos de natação Selfit, que permitem mudar as lentes conforme o tipo de utilização (lentes mais claras para piscina indoor, até uma lente espelhada para natação ao ar livre) ou conforme as dioptrias necessárias (de 1 a 6). O segundo classificado foi a tenda Fresh and Black, uma inovação baseada nas já famosas tendas que abrem em 2 segundos, mas com um revestimento que impossibilita a passagem de luz para o interior e permite a redução de calor em relação ao que se faz sentir no exterior. Mas o produto vencedor (com uma diferença de votos em relação ao segundo lugar que bateu todos os recordes) foi o bidon de água Aptonia com o sistema Double [caption id="attachment_6166" align="alignright" width="300"]