A Decathlon é - aparentemente - uma marca que todos conhecem e sobre a qual já sabemos praticamente tudo o que há para saber. Mentira! A Decathlon é aquela grande superfície que vende tudo e mais "um par de botas" para o desporto. Mas a Decathlon também são as suas 20 "marcas paixão". E também é inovação. Fazem questão disso. Nesta semana que passou tive o prazer de conhecer um bocado dos bastidores desta empresa e perceber o que a motiva a crescer. Estive na apresentação em Portugal dos produtos vencedores dos Innovation Awards, um evento anual onde colaboradores, clientes e parceiros vêem e votam nas ideias de produtos que mais tarde vemos à venda nas lojas. Em 2015, o evento Decathlon Innovation Awards revelou algumas ideias realmente inovadoras, cada uma com o "tal" fator diferenciador que é muitas vezes aquele pormenor que em algum momento já todos sentimos a falta, mas para o qual ainda não encontrámos solução. Pois bem, alguns dos produtos que a equipa da Decathlon mostrou ao vivo têm realmente essa "tal" solução. E prometem esgotar nas suas prateleiras. Resistindo à tentação de revelar já o vencedor, começo pelo terceiro lugar, os óculos de natação Selfit, que permitem mudar as lentes conforme o tipo de utilização (lentes mais claras para piscina indoor, até uma lente espelhada para natação ao ar livre) ou conforme as dioptrias necessárias (de 1 a 6). O segundo classificado foi a tenda Fresh and Black, uma inovação baseada nas já famosas tendas que abrem em 2 segundos, mas com um revestimento que impossibilita a passagem de luz para o interior e permite a redução de calor em relação ao que se faz sentir no exterior. Mas o produto vencedor (com uma diferença de votos em relação ao segundo lugar que bateu todos os recordes) foi o bidon de água Aptonia com o sistema Double [caption id="attachment_6166" align="alignright" width="300"] Aptonia Double Use System[/caption] Use. Com muita pena minha, este bidon só deve estar à venda lá para Março, porque senão neste momento já tinha um ou dois. Mas em que é que consiste o sistema double use? Pois bem. O bidon, que por fora aparenta ser uma garrafa normal de desporto, tem acoplado à tampa uma saqueta com gel energético no seu interior. O utilizador só tem que selecionar uma das duas posições do bocal, ou na primeira em que só sai água, ou na segunda posição, em que sai água e o gel da tal saqueta. Ainda é possível regular a quantidade de água que sai do bidon, em 3 quantidades diferentes. Na prática, isto pode revelar-se um aliado muitíssimo útil para levar na bicicleta, num treino ou mesmo em prova, pois permitirá manter uma hidratação regular, em simultâneo com a ingestão de gel energético, sem ter que gerir duas coisas diferentes. É o chamado dois em um! Fora isto, parece-me que algumas das outras inovações, premiadas anteriormente, ficaram remetidas para segundo plano. Não porque eram menos úteis (quem não gostava de jogar basquet com uma bola cheia de "grip" e à prova de furos, ou correr com um cardio-frequencímetro acoplado à camisola, sem precisar de uma banda presa à volta do peito?), mas porque, de facto, cada um de nós terá o seu desporto favorito e as suas preferências, e não posso deixar de me sentir mais inclinado para aqueles que eu mais gosto de praticar. É um facto, alguns destes produtos terão um lugar lá em casa. Fico à espera do lançamento.