Os mínimos obrigatórios para o trail running
Muitas são as pessoas que me perguntam que sapatos (ou sapatilhas) devem usar no trail running. Uma dúvida que de vez em quando também se estende ao vestuário e outro tipo de equipamento, como mochilas, bastões... e até mesmo alimentação. São dúvidas que me fazem frequentemente - com mais frequência do que seria desejável - que a informação base (a mais importante) não está a chegar a todos os que decidem começar a fazer trail running. E isso é preocupante, pois a falta de um bom corta vento num ambiente que de repente arrefece, ou de uns sapatos adequados a um piso irregular e escorregadio, podem fazer a diferença entre ter uma boa ou má experiência nos trilhos.
Se querem ficar a saber quais os mínimos obrigatórios que devem colocar na checklist para participar numa prova de trail running, continuem a ler:
Sapatilhas (de trail running)
Os sapatos de trail running são, simplesmente, sapatos com uma sola mais grip do que uma sola de estrada. Ou seja, ao contrário destes últimos que têm uma sola lisa, os sapatos de trail têm mais rasto, com "pitons" maiores, sendo assim capazes de criar mais atrito com uma superfície de terra, folhas soltas, lama, etc. Infelizmente ainda se vêem muitas pessoas em provas de trail a usar sapatos de estrada, naturalmente com sola lisa. Não se surpreendam estes últimos se, nos momentos mais críticos, não conseguirem agarrar os pés ao chão e o resultado for uma valente escorregadela. Tenham cuidado!
T-shirt técnica
Sim, ainda há pessoas a correr com t-shirts de algodão. O algodão ensopa com a transpiração, porque não permite a evaporação do suor e, dessa forma, estas t-shirts vão tornar-se frias e desconfortáveis, podendo inclusive causar bolhas e feridas abrasivas nas zonas de contacto, como os mamilos... (lembram-se daquele post que eu escrevi quando fiquei com os mamilos em ferida? uiii!!!). Já que normalmente todas as organizações dão sempre uma t-shirt técnica, aproveitem e usem-na, sem desculpas.
Corta vento
Mesmo quando o tempo no local de partida está bom, lembrem-se que numa serra, ou na montanha, o tempo pode mudar e piorar repentinamente. A solução está em arranjar um corta vento para, em caso de necessidade, vestir por cima da t-shirt. Os melhores serão mais finos, mais leves e fáceis de transportar numa mochila ou mesmo num cinto de hidratação. Se de repente o tempo arrefecer, vistam o corta vento e estarão protegidos. E se estiver frio, talvez queiram vestir uma primeira camada justinha ao corpo, mesmo por baixo da t-shirt. As melhores permitem regular o calor corporal, minimizando as diferenças de temperatura. Se estiver mesmo mau, considerem um impermeável.
Boné (ou pala)
Aprendi no mergulho que perdemos a maior parte do calor corporal pela cabeça. Exato, pela cabeça! Por isso, seja para proteger a cabeça do sol e do calor, seja para a abrigar quando faz frio, corram sempre com um bom boné, fresco, transpirável e fácil de lavar. Se estiver muito calor, podem usar uma pala, embora eu prefira manter a cabeça toda protegida com um boné.
Bebida isotónica
Sim, a água é um ingrediente essencial para quem corre e, numa prova, não devemos ficar mais de 15/20 minutos sem beber um gole de água. Mas a água por si só não repõe tudo o que perdemos com a transpiração. Assim, uma boa bebida isotónica é essencial quando vamos correr durante algum tempo. Escolham a melhor para o vosso gosto pessoal, dependendo se gostam de mais doces ou menos doces, de uns sabores ou de outros. E não escolham a quantidade com base na distância da prova, mas sim na previsão de quanto tempo vão demorar a percorrer essa distância.
Gel ou barras energéticas
No caso de preverem ir correr durante 1 ou 2 horas, provavelmente vão necessitar de alimento para prevenir ficarem sem energia. Já mais do que isso... recomendo levar qualquer coisa, sim! O mais adequado são os géis para as distâncias mais curtas, ou as barras energéticas, ideais para distâncias mais longas, já que saciam e fornecem os níveis de energia mínimos para o corpo continuar em frente. Além disto, o formato e dimensão pequenos são adequados a levar num bolso dos calções, na mochila ou mesmo na mão.
Cinto (ou mochila)
Vão treinar ali e já vêem? A prova é curtinha e despacham a coisa em 1 hora? Garantam que as chaves ou o telemóvel não vos vão perturbar o treino e que, além disto, ainda têm espaço para levar um pequeno bidon de água para molhar a garganta. Levem um cinto com espaço mínimo para estes objetos. Vão fazer um treino longo ou participar numa prova maior? Levem uma mochila, com espaço para 1 ou 2 bidons de bebida (mínimo 1 litro de bebida), géis e barras, telemóvel, e aquele casaco ou algo mais, caso vão correr de noite, ou as previsões de tempo sejam um pouco incertas.
Estes são alguns dos mínimos que devem garantir para praticar trail running em segurança, talvez até roçando um espírito um pouco conservador, sei lá. A partir daqui, quanto mais difícil for uma prova, deverão ir aumentando a quantidade e nível do equipamento que levam convosco. Mas sintam-se confortáveis em levar pelo menos este tipo de equipamento e acessórios, para poderem correr com a maior segurança possível e garantir que chegam ao fim sem problemas.
Têm mais sugestões? Deixem-nas aqui nos comentários desta página. E boas corridas... nos trilhos! ;)