Se são daqueles que se levantam da cama todas as manhãs sempre à pressa, mas mesmo assim fazem questão de não sair de casa sem comer o pequeno almoço, aqui ficam algumas sugestões, não do que devem comer, mas principalmente sobre o que não devem comer. Lembrem-se que uma das principais regras é que a primeira refeição do dia deve servir principalmente para reabastecer as vossas reservas de glicogénio e não para baralhar o sistema. Tendo isto em consideração, aqui ficam algumas ideias de alimentos que de certeza não vão querer comer, antes de se lançarem a treinar.
Ovos, salcichas e bacon... cheios de gordura
De uma forma geral, os ovos são uma excelente escolha nutricional, certo! Mas se são daqueles que quando estão com pressa nem olham para o que põem na frigideira, escondam tudo o que tenha gorduras más ou fáceis. E o bacon é o pior exemplo. É pura gordura, dificílima de digerir e vai ficar no estômago bem depois do pequeno almoço já ter sido digerido. Se vão treinar, isto vai fazer com que a energia dos músculos esteja em competição com a da digestão, o que não é uma forma inteligente de treinar.
Cereais carregadíssimos de fibras
Se vão sair da cama diretos para o treino, coloquem de lado tudo o que sejam cereais ricos em fibra. Estes são bons se tiverem tempo para comer com calma e até tirar umas horas antes de ir treinar, caso contrário, podem preparar uma ida à casa de banho a meio do treino. Confecionem os vossos próprios cereais simples, como estes bons exemplos.
Aquele segundo ou terceiro café
Há quem seja grande apoiante da cafeína. Mas o que é certo é que ainda faltam muitos dados sobre as suas capacidades relacionadas com o desporto. Algumas pessoas ficam ansiosas, outras mais nervosas, etc. Entre um café expresso e uma grande dose de café americano, ou um galão, logo nas primeiras horas do dia, a diferença pode estar entre potenciar ou evitar uma ida de emergência à casa de banho. Fiquem-se por um café expresso. O menor volume afetará menos a necessidade de ir à casa de banho. E mesmo assim ainda poderão contar com a tal dose certa de cafeína. Guardem a hidratação para durante o treino.
Muita quantidade de tudo
Antes de um treino, não vão querer ingerir mais de 100 ou 200 calorias. E estas calorias devem ser carbohidratos facilmente digeríveis. Refeições maiores, apesar de terem mais energia, podem ser prejudiciais ao treino, não só por causa de questões gástricas, como por causa da energia que a digestão também consome. Isso significa optar por exemplo por uma simples peça de fruta. Afinal de contas, podem sempre comer um bom pequeno almoço - aqui sim - depois, como forma de recompensa por um treino bem feito.