Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Ter | 14.07.20

Pequeno-almoço antes de treinar, sim ou não?

José Guimarães

pequenoalmoco_ovosmexidos_kiwi_desedentarioamarato

 

Pode-se tomar o pequeno almoço, se se vai correr logo de manhã? 

Treinar com o estômago pesado pode afectar o rendimento?

Pode determinar-se que, para treinos superiores a 1 hora, não se devem esquecer de tomar o pequeno-almoço, tendo aqui particular destaque os hidratos de carbono, menos que as proteínas. Isto significa que não precisam de fazer uma refeição completa, mas sim que basta consumirem uma peça de fruta fresca e um ovo mexido, acompanhando com um café ou chá. Deixem as tostas, os ovos e os cereais para depois do treino ou prova, isto porque correr com o estômago pesado retira alguma eficácia e rendimento.

Ao invés, se forem correr menos de 1 hora, bastará beberem um batido leve, ou um sumo natural. O jantar da noite anterior deixa normalmente reservas suficientes para cumprirem esse treino curto. De qualquer maneira, o ideal é experimentar o tipo e quantidade de comida que melhor resulta convosco, ainda que se estiverem em boa condição física possam até mesmo correr em jejum.

Há treinos curtos em que eu próprio só bebo um copo de água com meia colher de café com flor de sal, para hidratar imediatamente antes do treino, ingerindo também sódio e sais minerais.

Há também que ter em consideração que o facto de correr muito cedo implica acordar praticamente de madrugada (afinal de contas agora o sol nasce pelas 06:30 horas), o que nem sempre é compatível com comer, a não ser que tenham sempre as manhãs com muito tempo livre.