Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ex-Sedentário - José Guimarães

A motivação também se treina!

Seg | 10.05.21

Posso correr com uma constipação... ou não?

José Guimarães

Runners_panting.jpg

 

Às vezes é quase inevitável! Tanta gente a tossir e a espirrar com as mudanças de estação, as alergias... e por vezes acordamos nós próprios com uma grande constipação! Nestes últimos tempos até é provável que, por causa da pandemia, tenham andado mais protegidos, mas às vezes os "azares" acontecem e a quem é que ainda não aconteceu adoecer antes de uma prova, hein?

Então, posso correr com uma constipação ou não?

Andei a pesquisar na net sobre se se pode ou não correr com uma constipação. Muitas vezes os sintomas não são suficientes para nos deixar na cama e impedir-nos de ir trabalhar ou ir correr. O exercício até nos pode trazer alguma melhoria mental e física, mas, quando nos sentimos adoentados, há alturas que mais vale ficar mesmo em casa, senão corremos o risco de fazer mais mal do que bem.

Um estudo feito numa universidade norte-americana - e aparentemente suportado por outros estudiosos na matéria - utiliza aquilo a que se chama da "regra do pescoço". Se os sintomas são do pescoço para baixo (ardor no peito, dores no corpo, tosse intensa, vómitos, diarreia, etc), a sugestão será para que não corram, de todo! Se os sintomas são do pescoço para cima (nariz que pinga, espirros, etc), então os riscos de ir correr não são assim tão elevados. No entanto, os médicos dizem que há uma linha muito ténue que separa o ato de correr nestas condições e não correr de todo.

Devemos, portanto, tomar todas as precauções quando corremos com algo mais do que uma ligeira constipação, já que pode escalar para algo mais grave, como uma infeção respiratória, por exemplo. Os sintomas incluem nariz a pingar, tosse, dores de cabeça e pressão facial.

Com todos estes sintomas, raramente alguém lhe apetece correr. Mas mesmo que apeteça, então deverá considerar a regra das 72 horas, ou seja, nada de treinos ou corridas por um período de 3 dias. Mesmo sem a presença de febres, algumas infeções, quando sobrecarregadas pelo exercício físico, podem mesmo causar pneumonia ou, em casos extremos, falhas respiratórias.

Essencial: controlar a temperatura

Se ainda tivermos dúvidas sobre se é seguro ou não correr em determinadas condições, outro conselho é ver a temperatura corporal. Se esta for superior a 37,2º C não se deve mesmo correr.

Algumas pessoas pensam que se pode eliminar uma febre simplesmente transpirando. Ora isto está errado. Correr não vai ajudar em nada o sistema imunitário a combater uma febre. Correr com temperatura elevada só vai agravar os sintomas e pode mesmo levar a outras complicações. Durante o exercício, o nosso coração bombeia uma grande quantidade de sangue dos músculos para a pele, dissipando o calor que o corpo gera. Se temos uma febre, a temperatura irá aumentar ainda mais e o coração irá ser colocado debaixo de imenso esforço, por forma a impedir a temperatura de escalar desmesuradamente. Em alguns casos, isto pode produzir um batimento cardíaco irregular e outras complicações. Todos os corredores com febre devem, portanto, esperar até ao dia seguinte ao dos sintomas terem desaparecido para retomar as suas corridas de forma gradual.

Conhecer os limites

Ora se não tiveram outros sintomas como febre, qual será então a quantidade de corrida apropriada para correr, sem comprometer o sistema imunitário, ao ponto de ficar mesmo doente? Aparentemente a linha de fronteira parece estar nos 100 km semanais. Estudos feitos a mais de 2.300 corredores que competiram na Maratona de Los Angeles, concluíram que as possibilidades destes adoecerem eram 6 vezes mais elevadas que o normal, depois de correrem a maratona, e aqueles que acumularam mais de 100 km de corrida nessa semana, mais do que duplicaram essas possibilidades de adoecerem. As doenças foram todas do tracto respiratório, incluindo sinusite.

E a prova???

Quanto à prova que tinham em vista, se estão doentes o melhor é mesmo ficarem em repouso e sob medicação, para ver se os sintomas da constipação melhoram. Mesmo sem dores no corpo, o facto de estar constipado faz-nos sentir inevitavelmente mais fracos e não será nada positivo correr assim. Há que ser paciente, resistir à vontade de ir treinar, para não correr o risco de piorar qualquer sintoma. Assim, podem esperar que o bom comportamento de hoje resulte na melhoria dos sintomas da constipação amanhã. Há que ser paciente.  

 

1 comentário

Comentar post