29.09.11
Técnicas de corrida: postura e respiração
José Guimarães
Técnica de respiração para correr
- Deitem-se de costas sobre um colchão de exercícios ou uma superfície firme. Coloquem uma mão sobre o peito e outra sobre o estômago.
- Inspirem normalmente e observem qual das mãos se move mais. É a que está sobre o peito ou sobre o estômago?
- Se a resposta for a que está sobre o peito, estão a respirar superficialmente e precisam de fazer com que a mão sobre o estômago se mova mais. Esta deve subir ao inspirar e descer ao expirar.
- Respirem profundamente, desta vez até ao estômago. Vão permitir a entrada de mais oxigénio nos pulmões e ajudar a relaxar todo o corpo.
Descobrir a posição dos braços enquanto correm (em movimento)
- Para encontrarem a vossa posição natural dos braços enquanto correm, comecem a correr lentamente com os braços suspensos ao lado do corpo.
- Relaxem e não pensem no que os braços estão a fazer nem onde deveriam estar. Mantenham o olhar em frente.
- Levantem lentamente os braços até uma posição confortável, mais ou menos a 90º. Não pensem muito no que estão a fazer com eles, mas deixem-nos encontrar o seu lugar no ritmo natural do vosso corpo a correr.
Descobrir a posição dos braços enquanto correm (inerte)
- De pé, afastem as pernas à largura das ancas e mantenham as costas direitas.
- Coloquem os braços à vossa frente, com as palmas das mãos voltadas para baixo. Relaxem a mente e tentem não pensar demasiado no que estão prestes a fazer.
- Descontraiam lentamente, dobrem os cotovelos e deixem os braços cair junto a ao corpo, ainda com os cotovelos fletidos.
- A posição em que os braços descansam agora deverá ser o posicionamento natural dos vossos braços enquanto correm.
- Corram por uns minutos, ou façam-no sem sair do sítio onde estão e vejam como se sentem com os braços nessa posição.
Posição ideal para correr
- Para descobrirem a vossa posição ideal para correr, mantenham as costas direitas, as ancas para a frente e os glúteos contraídos.
- A cabeça deverá estar erguida, com o rosto e maxilar relaxados. Olhem em frente, para poderem ver exactamente para onde correm e se há obstáculos no caminho.
- Certifiquem-se que os ombros estão descontraídos e não curvados, e que as mãos pendem de modo solto.