Já sabia que esta Wings For Life World Run ia ser uma corrida sem meta, mas confesso que estava muito céptico quanto ao sistema do carro a perseguir/eliminar os corredores e que o mesmo me suscitava algumas dúvidas. Mas achei tão interessante o esquema montado para esse "Carro Meta" - hoje apresentado oficialmente - que não resisti a partilhar o mesmo convosco. Para saberem como funciona cliquem aqui para ver o site oficial ou leiam a informação que aqui partilho:
Sistema inovador substitui a tradicional linha de meta
Wings For Life World Run - Todos os pormenores do carro meta oficial
Estão finalmente revelados todos os pormenores do Carro Meta Oficial, sem dúvida uma das caraterísticas mais originais da Wings for Life World Run. O sistema substitui a tradicional linha de meta e o seu funcionamento sincronizado em 35 percursos dos seis continentes será um dos maiores desafios da organização. Na opinião do Director Desportivo Internacional da Wings for Life World Run, o Carro Meta Oficial é um dos principais fatores diferenciadores da primeira corrida global da história. O britânico Colin Jackson, uma lenda do atletismo internacional, reage assim no dia em que são pela primeira vez divulgadas as caraterísticas originais deste sistema, que substitui a tradicional linha de meta; “Para alguns, o Carro Meta será certamente a parte mais entusiasmante da corrida. Para outros será o seu maior pesadelo! É aqui que as coisas se tornam interessantes, pois ao contrário do que acontece nas corridas tradicionais, aqui é a meta que persegue os corredores. O funcionamento é simples, com os Carros Meta existentes nos 35 percursos a arrancarem ao mesmo tempo, precisamente meia hora depois do pelotão ter saído. Quando o Carro Meta apanha um atleta a sua prova termina e é altura de apanhar um transporte de volta para a partida e... celebrar!” O Carro Meta Oficial está equipado com uma tecnologia inovadora de rastreamento, desenvolvida especialmente para a Wings for Life World Run. Quando os participantes deixam a partida, o chip que transportam integrado no seu dorsal é ativado. No momento em que o Carro Meta passa por um atleta, este mesmo chip é desativado – significando o fim da corrida para esse participante. Arrancando precisamente 30 minutos após a saída dos participantes, o Carro Meta vai progredir durante a primeira hora a uma média de 15 quilómetros por hora. Ao fim da primeira hora passa para 16 km/h e da segunda para 17 km/h. O próximo patamar são os 20 km/h (após a terceira hora), subindo o ritmo para os 35 km/h ao fim de cinco horas e meia de corrida. Depois de serem ultrapassados pelo Carro Meta e terminarem a sua corrida, os participantes são transportados em autocarros da organização de regresso à zona da partida. Para terem uma ideia da distância que podem potencialmente atingir, os participantes devem introduzir os seus dados no Calculador existente na página oficial da corrida em www.wingsforlifeworldrun.com - verificando assim se os seus objetivos são ou não realistas face ao ritmo a que se propõem correr. As inscrições para a primeira edição da Wings for Life World Run estão abertas até ao dia 20 de abril em exclusivo na página oficial em www.wingsforlifeworldrun.com. Portugal está no mapa mundial desta iniciativa pioneira, com um percurso costeiro que vai partir da praia da Comporta às 11 horas do dia 4 de maio – rumando em direção ao sul até Vila Nova de Milfontes.
WINGS FOR LIFE WORLD RUN 2014 – Da Comporta a V.N. Milfontes